domingo, 20 de janeiro de 2008

Defeitos Agel

Pretendo com este blog ser o mais transparente possível, como tal vou também falar das partes menos boas da Agel:

O valor de entrada é demasiado alto. É complicado arranjar 231 € para investir num negócio, sem sequer termos garantias que vai dar certo. O medo é constante, e esse dinheiro faz muita falta a muita gente...

O facto deste valor ser muito alto, provoca algum receio nas pessoas, e consequentemente faz com que muitos potenciais membros interessados não entrem, o que vai reduzir a velocidade de crescimento da nossa rede...

Também o valor mensal é muito alto: 130 € por duas caixas de gel é muito. É claro que isto é um pau de dois bicos. Se o valor fosse mais baixo, o total a receber também seria proporcionalmente mais baixo, agora, acho que é neste valor que reside o segredo de markting da Agel, ao qual vou chamar "táctica 130", e explico porquê: Até termos um VC (volume a receber) na perna mais pequena, que nos permita atingir esse valor de 130€ mensais, é preciso chamarmos várias pessoas, ou que a nossa rede cresça muito rápido. Isso não acontece. É difícil encontrar vários membros, porque o valor de entrada é muito alto, e as pessoas têm receio (embora sem dúvida, considerem quase todas um óptimo negócio, e entrariam se tivessem esse dinheiro para investir). Por outro lado, os poucos membros que conseguirmos arranjar são também eles alvo de dificuldades, o que vai fazer com que as pernas tenham um crescimento muito lento, e ao fim de 2 ou 3 meses o mais provável é ainda termos um lucro bastante baixo (nos primeiros meses de Agel em Portugal provavelmente houve um crescimento acentuado, mas que abrandou depois do boom de interessados entrar na rede). Neste momento sinto que a coisa está estagnada. Tenho amigos em todo o país, e todos eles (mais cultos, menos cultos, jovens, maduros, homens, mulheres, do norte, do sul, do centro...) já têm amigos, colegas ou conhecidos que entraram, e que já falaram nisso. Ora isto torna a coisa ainda mais difícil, porque parece começar a haver um receio geral, e uma saturação de mercado.

Este foi um dos motivos que me levou a entrar na Agel: fazer um estudo transparente e honesto do que se passa cá dentro. Comecei este blog indicando precisamente essa intenção, e os 250€ foram investidos sem grande preocupação ou expectativas. Há uma motivação inicial muito grande, e ainda maior quando vemos novos membros, mas que se dissolve quando a rede fica parada por algum tempo, e sem sinais de progredir. É nesta altura que a "táctica 130" da Agel começa a fazer efeito: Sei que daqui a uns dias tenho que pagar mais 131€, e ainda estou neste momento a ganhar apenas 60€. Começo a ponderar se isto valeu ou não a pena, mas vejo-me obrigado a responder a mim mesmo com um pouco honesto e pouco sincero SIM! Sim, se paguei 231€ para entrar, tem que ter valido a pena. Não me posso dar ao luxo de desperdiçar assim aquele dinheiro. E nesta altura penso (estou na pele dos 99% dos membros que entram na Agel, e sentem isto, embora eu o possa dizer que o sinta com alguma distância devido à pouca falta que me faz este valor, mas é verdade que é a sensação que mais nos persegue) que tenho que arranjar mais um membro custe o que custar... Até ao fim do mês terei que angariar pelo menos mais uma pessoa, para a rede crescer mais depressa! Começamos a fazer uma lavagem cerebral a nós próprios para acreditarmos na rede, e para nos auto-motivarmos.

Nesta fase começam a surgir as ideias de colocar anúncios pagos no jornal, ou em classificados, porque já esgotámos os amigos, e a rede ainda não cresceu... O que nos vai fazer gastar ainda mais dinheiro. Eu não o farei. Vou aguardar pelo crescimento natural da coisa, mas nesta altura sem uma grande expectativa que tinha inicialmente.

Conclusão: A Agel é um bom negócio e bem pensado, mas demasiado caro, o que pode causar um abrandamento no crescimento e prejudicar a sua evolução... 230€ de entrada e 130€ mensais são um compromisso e um risco que pouca gente está disposta a correr, mesmo considerando esta uma boa oportunidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva,

Sou eu novamente, o chato do Menard. Já sei que não gosta de mim nem um bocadito, mas acho mesmo assim que lhe devo deixar um conselho: olhe que a mensalidade de 130€ não é obrigatória. O Sr. só tem de comprar produtos de 3 em 3 meses. A mensalidade só é obrigatória se o Sr. quiser receber as comissões... como ainda está a perder dinheiro, masi vale não a pagar e limitar-se à encomenda mínima de 60€ - a tal que é de três em três meses.

Cumprimentos,

Pedro Menard